MENU
Dep. Federal Drº Luizinho e Governador Claudio Castro, inauguram o Onco Baixada em Nova Iguaçu com presença da Rádio Energia
Primeiro hospital oncológico estadual da Baixada Fluminense começa a transformar o tratamento do câncer, integrando diagnóstico e cuidado em um só lugar
Por Rádio Energia FM 104.9
Publicado em 11/02/2026 14:02 • Atualizado 11/02/2026 14:31
Saúde

O Instituto Estadual de Oncologia da Baixada Fluminense (Onco Baixada) foi oficialmente inaugurado nesta quarta-feira (11) em Nova Iguaçu, marcando um avanço histórico no atendimento público ao câncer no Estado do Rio de Janeiro. O evento contou com a presença da Rádio Energia e do vereador de Rio das Ostras, Raphael Ulrick, que acompanharam de perto esse momento de grande impacto para a saúde na região.

 

O investimento do Governo do Estado na construção da unidade foi de cerca de R$ 87 milhões, transformando em realidade uma obra iniciada há menos de três anos após o anúncio feito durante a inauguração do Rio Imagem Baixada, em 2023, quando o compromisso com o fortalecimento da oncologia na Baixada Fluminense foi firmado publicamente.

 

Um novo padrão de cuidado com o câncer

O Onco Baixada vai muito além de um hospital. Com 100 leitos, o instituto está preparado para oferecer atendimento integral a pacientes oncológicos, desde o diagnóstico até o tratamento, reduzindo a necessidade de deslocamento para outras regiões do estado. A unidade começa a atender pacientes a partir do dia 19 de fevereiro, com funcionamento escalonado até atingir sua capacidade total.

A estrutura permitirá a realização de até 5 mil consultas ambulatoriais por mês, além de 340 internações e 300 cirurgias, incluindo quimioterapia e, numa próxima fase, serviços de radioterapia e PET-Scan.

O hospital está totalmente integrado ao Rio Imagem Baixada, o maior centro de diagnóstico por imagem da América Latina, o que garante mais rapidez e eficiência no percurso do paciente desde a detecção até a entrega do tratamento. 

 

Atendimento humanizado e tecnologia

Além da capacidade técnica e logística, o Onco Baixada foi projetado para oferecer acolhimento e cuidado humanizado. Com espaços destinados à quimioterapia com acompanhamento para acompanhantes, unidades de terapia intensiva modernas e programas de navegação para orientar os pacientes em todas as etapas, o instituto representa uma nova forma de enfrentar o câncer no SUS estadual.

Durante a inauguração, foram destacados os desafios que a doença representa e a importância de descentralizar o atendimento oncológico, especialmente em regiões com grande demanda como a Baixada Fluminense.

A inauguração do Onco Baixada é um marco não só para Nova Iguaçu, mas para toda a Baixada Fluminense, reduzindo filas de espera por tratamentos especializados e trazendo esperança para milhares de pessoas e suas famílias que enfrentam o câncer.

 

Um dos principais responsáveis por viabilizar o projeto foi o deputado federal Dr. Luizinho (PP-RJ). Médico e político com forte atuação em saúde pública, Dr. Luizinho já havia liderado iniciativas importantes na área, como a inauguração do Rio Imagem Baixada — maior centro de diagnóstico por imagem da América Latina — que posteriormente facilitou a integração com o novo hospital oncológico.

 

Durante seus mandatos, tanto na Secretaria de Estado de Saúde quanto na Câmara dos Deputados, ele atuou para consolidar investimentos e reformas que pudessem atender à grande demanda da população fluminense por serviços de saúde de alta complexidade. A construção do Onco Baixada, assim como diversos equipamentos de saúde em todo o estado, contou com apoio político e administrativo do governador Cláudio Castro, que também participou da inauguração.

 

Rádio Energia esteve presente para registrar este grande momento de avanço na saúde pública e seguir levando informação e testemunho direto da inauguração. O vereador Raphael Ulrick também participou da solenidade, reafirmando o compromisso com políticas públicas de saúde que atendem às necessidades da população.

 

Comentários