Uma forte chuva atingiu Rio das Ostras no início da noite desta quarta-feira, dia 4. Em apenas duas horas, choveu aproximadamente 91 milímetros, volume equivalente à metade do esperado para todo o mês de fevereiro. Somente no mês de janeiro, o acumulado chegou a 253 milímetros, acima da média histórica. Já nos três primeiros dias de fevereiro, já haviam sido registrados 60 milímetros, o que deixou rios e lagoas saturados e causou, inclusive, o rompimento natural da Lagoa de Iriry, na última terça-feira, dia 3.
De acordo com o alerta meteorológico emitido pelo Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden-RJ), recebido nesta quinta-feira, dia 5, o céu permanece nublado a encoberto, com previsão de pancadas de chuva de intensidade moderada a forte em todo o Estado, a qualquer momento do dia. A temperatura máxima prevista é de 34°C na Região Norte, com ventos fracos a moderados, variando de Noroeste a Sudoeste.
Para minimizar os principais impactos, a Defesa Civil, o SAAE e equipes da Prefeitura atuaram de forma ininterrupta, durante 24 horas, com o uso de máquinas, caminhões, limpeza de sistemas de drenagem, monitoramento das bacias hidrográficas e ações diretas nas vias públicas. O coordenador da Defesa Civil, Edmilson Silva Martins, explicou que o grande volume de chuva causou transtornos em diversas áreas do Município.
“Desde o primeiro momento, nossas equipes estiveram de prontidão para atender às demandas provocadas pelas chuvas. O acumulado em apenas duas horas foi muito elevado e deixou o solo encharcado, por isso qualquer precipitação mais intensa gera impactos significativos”, explicou.
Em caso de mudança no cenário, a Defesa Civil irá atualizar as informações e emitir novos alertas por meio das equipes de monitoramento do Cemaden-RJ.
ALERTA – Segundo o Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ), a previsão é de tempo instável até domingo, dia 8. Há possibilidade de pancadas de chuva forte a muito forte, acompanhadas de granizo, raios e rajadas de vento, que podem variar de moderadas (18,5 a 51,9 km/h) a muito fortes (60 a 85 km/h), em Rio das Ostras e Região.
EMERGÊNCIA – Em caso de emergência, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil, que funciona 24 horas, pelos telefones (22) 2760-8394 (também WhatsApp) ou 199. Para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o número é 192, e para o Corpo de Bombeiros, 193.