Rio das Ostras prepara uma série de ações para marcar o Dia Mundial da Tuberculose, em 24 de março. A iniciativa visa conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento da doença, que ainda é um problema de saúde pública no Brasil e no mundo.
As Equipes de Estratégia de Saúde da Família e das Unidades Básicas de Saúde realizarão atividades que incluem capacitação de equipes, orientação da população, roda de conversa em grupos de atendimentos e ações na comunidade. A programação inclui:
- Orientações em Sala de Espera: Clínica da Família (20/03), ESF Âncora (20 e 27/03), ESF Cláudio Ribeiro (24/03), entre outras.
- Roda de Conversa/Informação: Grupo Vitalidade (20/03), Grupo de Idosos/Hiperdia (24/03).
- Panfletagem e Distribuição de Material Informativo: ESF Âncora (26/03), UBS Nova Esperança (28/03).
- Palestra: ESF Rocha Leão (24/03).
A Secretaria de Saúde de Rio das Ostras mantém o Programa Municipal de Controle da Tuberculose, que oferece orientações e tratamento para os moradores da cidade. A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, e afeta prioritariamente os pulmões. No mundo, a cada ano, cerca de 10 milhões de pessoas adoecem por tuberculose, e no Brasil são notificados aproximadamente 80 mil casos novos.